3 coisas que você precisa saber sobre outsourcing de TI

O outsourcing de TI tem se colocado como uma excelente solução para as empresas que buscam não apenas modernizar suas operações e garantir o funcionamento adequado de seus serviços, mas também reduzir custos. Afinal, essa é uma forma de garantir que os serviços de TI, bem como o maquinário, sejam fornecidos por uma empresa especializada, isentando a que recebe tal prestação de serviço.



Mas, e então, ciente da importância desse mercado para garantir o desenvolvimento de empresas, elaboramos este conteúdo para apresentar três coisas que você precisa saber sobre outsourcing de TI antes de contratá-lo. Confira!


1. Outsourcing de TI oferece redução de custos


A primeira coisa que precisa saber sobre outsourcing de TI é que se trata de uma estratégia capaz de fazer sua empresa reduzir custos e, assim, ter mais dinheiro no caixa para investir na melhoria dos seus processos e alcance de objetivos.


Como o outsourcing de TI reduz custos? É possível realizar a contratação de vários tipos de serviços que envolvem o outsourcing de TI, por exemplo, suporte de ti. Com isso, sua empresa não precisa contratar recursos humanos. É algo que pode onerá-la mais financeiramente. Assim, de maneira direta, colabora para a redução de custos com pessoal, por exemplo.


2. Outsourcing de TI é uma estratégia de subcontratação


Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o outsourcing de TI. Então, basicamente, trata-se de uma estratégia de subcontratação, ou seja, a empresa busca no mercado outra empresa que é capaz de atendê-la no que diz respeito a um determinado setor da área de TI (suporte, desenvolvimento, manutenção, etc.).


Por exemplo, pode uma empresa decidir apenas subcontratar um determinado setor da área de TI, como desenvolvimento de softwares, ou, se ela quiser, terceirizar totalmente todas as atividades que tenham relação com a área de TI.


3. Há diversos tipos de outsourcing de TI


O outsourcing de TI é uma expressão genérica para se referir à subcontratação de serviços relacionados a essa área. O outsourcing de TI conta com algumas definições que é importante conhecê-las para que desse modo saiba o tipo ideal que deve adotar para sua empresa. Veja as principais:


  • Offshoring

Significa, basicamente, terceirizar os serviços de TI para um local distante. A intenção com isso é se beneficiar de mão de obra barata. Por exemplo, uma empresa com sede no Brasil que decide terceirizar seu TI para outra que fica na China.

O problema desse tipo é o fuso horário e a comunicação, que pode não ser clara e objetiva.


  • Nearshoring

É, de certo modo, um tipo semelhante ao anterior, com a diferença de que a terceirização de TI ocorre para uma empresa mais próxima, como, por exemplo, dentro da América do Sul. Nesse caso, a comunicação é mais clara e objetiva.

Como vimos, o outsourcing de TI é uma estratégia que pode fazer com que uma empresa não só modernize suas operações, mas também que é capaz de fazer com que ela reduza custos.


Gostou deste conteúdo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de outros. Que tal?

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia