top of page

A importância que as empresas devem dar para o suporte de TI

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Prestar suporte de T.I (Tecnologia da Informação), é algo visto hoje em dia como a maneira das coisas poderem continuar funcionando. Já vivenciou a experiência de tentar fazer com que alguma tarefa no computador funcionasse mas não deu certo? Você tentou de diversas formas, leu artigos, assistiu vídeos, reiniciou o computador várias vezes e no final acabou desapontado(a) e sem saber qual era o problema. Frustrante não é mesmo?


O mais engraçado da situação é que quando chamamos um técnico de TI, as coisas voltam a funcionar normalmente. Será que o jeito seria termos um técnico de TI 24h presente em nossos escritórios? Se fosse assim seria engraçado pensar que somente a presença dessas pessoas tão talentosas fizessem a diferença na hora H.





Na verdade, a importância que as empresas devem dar para o suporte de TI é muito grande de fato! Pois só de pensarmos em Hardwares, Softwares, Sistemas Operacionais, Armazenamentos em servidores, não sabemos por onde começar e talvez nem o que são todas essas palavras! Mas sem problemas pois neste artigo você irá entender o motivo de tanto conhecimento para nossos amigos técnicos.


Para entendermos melhor porque devemos contratar um suporte de TI, devemos ter a consciência de que a empresa onde você trabalha necessita de tecnologia para se destacar. Sendo através de sistemas, sites, e-mails, marketing digital e diversas ferramentas de gestão.


Acontece que todas essas ferramentas formam o que chamamos de Tecnologia da Informação, sendo uma grande rede de dados sendo alimentados todos os dias. Através de clientes e também pela própria empresa.


Muito bem! À partir dessa convicção podemos afirmar que toda rede de informação necessita de manutenções e atualizações, isso ocorre devido a muitos eventos internos e externos como a troca de funcionários, novas demandas e serviços que a empresa está prestando, novos lugares onde passou a atender e como se não bastasse, a manutenção para que todas essas informações continuem sendo armazenadas corretamente com fluidez e inteligência.


Já pensou se um dia sua empresa perdesse todos os dados? Não vamos mais pensar nisso ok? Mas, suponhamos que ocorresse; todos iriam ficar estagnados, sem saber onde estão e para onde vão, é triste mas seria a realidade. Agora imagine que no meio desse caos você se levanta e avisa para todo mundo da empresa:


“PODEM FICAR TRANQUILOS! EU TENHO TUDO SALVO E ARMAZENADO COM NOSSO SUPORTE DE TI!”


UFA! A solução não poderia ter vindo em hora melhor, não é mesmo? Este é apenas um pequeno exemplo de como o suporte de TI pode garantir o bom funcionamento de tudo.


Além de armazenamento de dados, o suporte também garante a administração dos servidores utilizados, isso é de extrema importância para que tudo continue online.


Suponhamos que sua empresa trabalha com transações financeiras (e não precisa ser uma mega empresa para isso, uma simples loja virtual já se enquadra nessa categoria); e por algum motivo o seu site saiu do ar, significa que você parou de movimentar e ganhar dinheiro, mas não deveria ser assim! Pois bem, o suporte de TI jamais vai deixar que isso ocorra, garantindo que os servidores continuem trabalhando a todo vapor, mostrando sua loja virtual com velocidade pa-ra todos os seus clientes.


Que maravilha! Mas este outro exemplo também é apenas uma fração dos serviços prestados e garantidos pelo suporte de TI. Podemos falar sobre armazenamento em nuvem, onde todas as informações ficariam salvas e disponíveis para todos de sua empresa, não tendo a necessidade de estar alo-cadas em um computador único.


E-mails funcionando o tempo todo! Com salvamento automático e largura de banda para poderem enviar e receber mais.


Recuperação de backups e informações, como no primeiro exemplo onde você conseguiu salvar a empresa e talvez até um aumento de salário pela inteligência.


Fora toda manutenção dos sistemas integrados de vendas, emissão de notas fiscais, inteligência artificial para comunicação com seus clientes e vendas, interfaces para aplicativos e muitos outros serviços e invenções que o suporte de TI dá conta!


Além de que tudo isso descrito acima pode ser feito remotamente! Nunca foi tão falado em distanciamento como nos últimos meses, nesse caso a equipe do suporte pode acessar todos os sistemas, computadores, servidores e armazenamento de dados que houverem, tudo à distância, online e seguro.


Saiba que o suporte de TI é muito importante também para o avanço comercial do seu negócio, mas este é assunto para a próxima matéria!


Antes de encerrar quero ressaltar que todo processo de TI envolve segurança de dados, sendo tão protegidos que envolve um procedimento chamado de criptografia, que em-baralha as informações para que nenhum hacker tenha aces-so e roube dados sigilosos.


Então fique tranquilo! E se a sua empresa ainda não tem um suporte de TI contratado, não perca mais tempo e durma despreocupado sabendo que tudo está protegido e fun-cionando perfeitamente!





bottom of page