top of page

Tendências de TI para 2020

Atualizado: 8 de dez. de 2020

Quando falamos sobre tecnologia, automaticamente associamos com inovação e agilidade, não é mesmo? Isso porque as informações se propagam mais rapidamente e exigem a necessidade de mudança de processos e até hábitos para acompanhar tamanha evolução.


É exatamente por esse motivo que citaremos alguns temas da Tecnologia da Informação que serão relevantes para esse ano de 2020 e se permutará pelos próximos.

Quando se trata de habilidades em geral associadas à tecnologia, podemos citar:


  • Agilidade

Com a tecnologia, as coisas devem ser "pra ontem". Perder tempo para resolver qualquer problema que seja é estressante tanto para as corporações, como para uso da tecnologia doméstica. E cada segundo pode gerar em catástrofes que desencadeiam em outros problemas. É por isso que junto com a agilidade, surge uma outro aspecto necessário: A inovação.


  • Inovação

A inovação proporciona uma melhor experiência ao usuário. Cada software, aplicativo, ferramenta e outros que vão sendo desenvolvidos além de atender cada necessidade dos usuários, a experiência vai ser fundamental para que a empresa e seus serviços sejam lembradas positivas ou negativamente.


Aqui podemos citar como exemplo o uso da tecnologia aplicando a experiência nos meios da realidade virtual, esta que através de estímulos sensoriais pode ser utilizada para aplicações de treinamentos nas empresas ou só para diversão. É uma tecnologia barata e que permite a tomada de decisões rápidas sem expor o funcionário aos riscos, como numa simulação de incêndio, em que os cenários virtuais são muito parecidos com a realidade.


As melhorias das capacidades cognitivas e físicas podem se também por meio da exploração ou da interface dos aplicativos, essas também são outras formas de melhorar a experiência humana.


Mas e quando falamos de recursos e ferramentas?


  • Armazenamento em nuvem

Se você, dono de uma empresa ou responsável pelo departamento de TI, ainda gasta dinheiro comprando vários HDs para armazenar seus dados, você está por fora!


Claro que, eles ainda têm importância, mas a maior tendência da atualidade são os armazenamentos em nuvem, porque é um meio que pode ser acessado de qualquer lugar, possui uma capacidade de armazenamento muito maior do que os espaços físicos e ainda algumas empresas podem fornecer o serviço de forma gratuita, dependendo da sua necessidade, além do que as chances de perder as informações são muito menores em relação aos outros tipos de armazenamento.


  • Inteligência artificial e a automação de processos

Muitos acreditam que a Inteligência Artificial irá roubar os empregos das pessoas, mas verdade, a IA cada vez mais aprimorada proporciona a resolução de processos mais complexos e proteger as empresas de ataques cibernéticos.


É por meio de todos os recursos que a Inteligência Artificial utiliza que algumas atividades serão automatizadas, tornando-se mais simples e rápidas de serem executadas, favorecendo assim, a produtividade da empresa.


Mas ao contrário do que muita gente pensa, os novos trabalhos irão precisar de mão-de-obra humana, que deverá ganhar mais especialização para saber trabalhar em conjunto com as máquinas inteligentes e uma nova relevância no mercado de trabalho.


  • Chatbots

Outra ferramenta que está sendo mais utilizada pelas empresas devido à automação. A empresa precisa ser presente e deve criar um relacionamento com o cliente e estabelecer um atendimento rápido.


Os chatbots são uma ótima opção para esclarecer dúvidas rápidas e muito frequentes por meio de palavras-chave, como por exemplo, responder qual o horário de funcionamento da empresa ou ainda enviar uma mensagem automática de como realizar um passo-a-passo.


Por serem ferramentas externas e customizadas de acordo com o perfil da empresa, normalmente, é preciso realizar um investimento de custo no chatbot, mas para algumas plataformas, como o Facebook, por e, você encontra a funcionalidade gratuitamente dentro do próprio site, apenas realizando algumas configurações.


  • Internet das Coisas (IoT) e Big Data

Já ouviu falar nesse conceito? Sabe aqueles objetos que se conectam por meio de um dispositivo para funcionar, como por exemplo, as lâmpadas que devem ser pareadas com o Bluetooth do celular para serem acesas ou até mudarem de cor?


Essa é uma das funcionalidades da IoT, que visa conciliar as informações organizadas ou não de uma estrutura em que o processamento e análise desses dados permitam que você reduza tempo, custos, dentre outros fatores. Esse procedimento de leitura e análise das informações é chamado de Big Data, que também vai utilizar a IA para realização do processo.


  • Segurança da informação e LGPD

Muito já falamos aqui do quão importante é manter os dados seguros para evitar ações maliciosas em seus aparelhos. A brasileira Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor ainda em agosto desse ano de 2020, foi inspirada na lei europeia Regulamento Geral de Proteção de Dados, com algumas diferenças e que previne a segurança mais rígida e a privacidade das informações, em que as empresas estarão sujeitas à expressivas multas, caso hajam vazamentos de dados ou desrespeito aos direitos dos usuários determinados no texto da lei. 


Por isso, muitas das tendências serão voltadas as questões éticas e de transparência no meio digital.


  • Criptomoedas

As moedas virtuais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado porque o ambiente digital está ainda mais preocupado com a segurança e a imutabilidade da informação, principalmente das transações bancárias e a tecnologia de Blockchain é uma das responsáveis desse meio de movimentação.


Agora que você já sabe de algumas das tendências para os próximos anos, invista no seu negócio e conte com a SysAdmin para te ajudar!





bottom of page