top of page

Streaming - o que é?

Atualizado: 23 de nov. de 2019

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em streaming, mas não está muito certo o que significa.



A palavra em inglês “stream” significa “corrente de água”. O “streaming” vem daí: funciona como uma corrente que leva dados do servidor até o equipamento do cliente. E a fluidez dessa corrente dependerá da qualidade da banda de internet do usuário.


De maneira resumida, o streaming é a tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo.


A tecnologia não é recente, pois já existia na década de 90, mas cada vez mais tem ganhado forças no Brasil devido à melhora no serviço de internet.


A liberdade de assistir/ouvir o que quiser, na hora mais adequada e no dispositivo preferido abriram um novo caminho na forma de consumo de conteúdo audiovisual.


Prós e contras:


Devido à sua comodidade, você consegue o streaming permite tanto que se acompanhe um evento ao vivo, quanto que se faça uso dos serviços on-demand, que pode ser por uma conta paga ou gratuita. Além disso, com preços acessíveis, o serviço ajuda a combater a pirataria e a distribuição ilegal online.


Entretanto, a “balcanização” do streaming, com cada estúdio e empresa lançando seu serviço próprio, contribuiu para o aumento recente da pirataria. Já que assinar muitas plataformas diferentes pode sair tão caro quanto uma TV por assinatura.


Mas se por um lado, a possibilidade de acessar o conteúdo sem fazer o download é uma vantagem, o mesmo também é uma desvantagem.


A maioria das pessoas sabe que o download de arquivos usa a largura de banda, que pode ser limitada a um número fixo de gigabytes por mês. Mas o que eles não sabem é o quanto de banda eles usam durante a transmissão. Ouvir música pode consumir cerca de 0,5-1,0 megabytes por minuto e assistir a vídeos do YouTube comuns pode consumir cerca de 4-5 megabytes por minuto.


Ela pode ser maior ou menor, dependendo da qualidade. Existem programas gratuitos que medem o uso da banda, o que pode te ajudar a controlar, principalmente se você faz uso de pacotes de dados móveis para smartphones.


Por isso, é importante o usuário tomar cuidado com o consumo de dados em smartphones e tablets ao assistir conteúdos em streaming, principalmente quando usar as redes móveis, pois podem estourar o limite da operadora.


Alguns serviços, como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e o Spotify, permitem baixar alguns conteúdos para assistir/ouvir offline, o que protege a franquia de dados.



Algumas plataformas:


Netflix


A Netflix, uma das pioneiras do serviço de streaming e na produção de atrações próprias e exclusivas, possui um amplo catálogo de filmes, séries, animações e documentários de diversos estúdios em praticamente todo mundo (190 países) e dependendo do pacote de assinatura, é possível assistir ao conteúdo em computadores, smartphones, tablets, TVs, dongles, set-top boxes e consoles de videogame, e transmite vídeos em até 4K, HDR10 e som Dolby Atmos.


Amazon Prime Video


Assim como a Netflix, o Prime Video é o serviço da Amazon, também disponível para uma grande lista de dispositivos com produções próprias de grande sucesso, entretanto possui parcerias com estúdios que não distribuem para a Netflix.


Além disso, o Prime Video possui um preço único de assinatura, sem abordar qualidade de transmissão ou quantidade de telas.


Spotify


O Spotify é um serviço de música que permite a criação de listas de reprodução criadas por personalidades ou algoritmos, a partir catálogo enorme de álbuns e músicas de diversos artistas. Também possui um grande acervo de podcasts, e está disponível em computadores, online, smartphones, tablets, set-top boxes e videogame.


Em sua versão gratuita, apresenta muitos anúncios e funcionalidades um pouco mais simplificadas, enquanto na versão paga, a isenção de propaganda é garantida, e ainda é possível ouvir músicas offline.


Apple Music


A Apple Music é o serviço de música da Apple que conta com estações e listas de reprodução curadas por DJs e músicos, além de um catálogo mais exclusivo, tornando-o concorrente direto do Spotify, graças a contratos firmados com grandes gravadoras e músicos. A Apple Music está disponível para iPhone, macOS e Android.


Twitch


Quando o assunto é streaming de games, a Twitch é a plataforma mais popular. Ela permite que os jogadores transmitam vídeos de suas partidas, e os usuários podem assistir gratuitamente. No entanto, o plano de assinatura Twitch Prime, que é atrelado ao da Amazon Prime Video, oferece algumas vantagens, como jogos e DLCs, alguns exclusivos. Está disponível em computadores, smartphones, tablets e consoles.


Crunchyroll


O Crunchyroll é um serviço de nicho, pois é focado em animes e mangás (animações e quadrinhos) japoneses. Possui uma modalidade gratuita com exibição de anúncios, mas algumas de suas atrações só estão disponíveis no plano de assinatura. Está disponível online, para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos.


bottom of page