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Por que o design de UI é essencial no mundo da tecnologia?

Já parou pra reparar que desde quando surgiu o computador, o próprio layout do sistema operacional tem passado por diversas atualizações, bem como os dos sites e aplicativos? Pois é. Facilitar a navegação do usuário sem que ele tenha que ler um manual de instruções tem se tornado cada vez mais um grande desafio e você sabe o que é o design de interface? É isso que nós da SysAdmin vamos te explicar nessa matéria e ainda daremos algumas dicas para criar um layout dinâmico para a navegação.



Com certeza, você já deve ter visto algum site complicado de se manusear, com elementos fora do lugar, cores aleatórias botões que não funcionam, navegação truncada e muitos outros detalhes que acabaram estragando a sua experiência de visitação daquela página.


A interface é exatamente aquela página que o usuário está visualizando assim como todos esses componentes e que deve ser bem pensada nas questões de funcionalidade, a aplicação, a utilidade e a finalidade, assim como deve ter uma aparência bonita para garantir uma boa experiência ao usuário e não só para produtos digitais, como também produtos físicos. Dessa forma, a pessoa consegue entender rapidamente seu funcionamento e logo compreende a forma correta de utilizar aquela solução.

Uma interface mal projetada poderá gerar dúvidas no usuário de forma que ou ele ficará preocupado e focado em não cometer erros na utilização da aplicação ao invés de simplesmente utilizá-la para suprir suas necessidades ou ficará perdido e inseguro de forma que a experiência de uso o conduzirá a simplesmente não se aproximar mais daquele produto, interface ou sistema.


Para ajudar com esse trabalho, Ben Shneiderman, cientista da computação e professor do Laboratório de Interação Humano-Computador na Universidade de Maryland, College Park, desenvolveu uma lista chamada Eight Golden Rules of Interface Design que, como o nome já indica, apresenta oito regras essenciais para o Design de Interfaces. Confira:


1- Mantenha a consistência


Utilizar ícones, cores, hierarquias, menus, call-to-actions e fluxos de uso similares em situações similares é essencial para construir uma boa interface e fornece uma ótima experiência para o usuário. Isso porque manter a consistência cria facilidade em assimilar aquele momento específico que o usuário está vivendo a outras situações previamente experienciadas.


2- Permita que os usuários utilizem atalhos


As formas de interação têm a necessidade de realizar as atividades de forma mais rápidas à medida em que o usuário vai tomando conhecimento da interface e os atalhos, como os famosos Ctrl + C e Ctrl +V, facilitam as atividades que a antes demandaria um tempo maior.


3- Responda o seu usuário quando ele perguntar


Como já mencionamos, a interface é um meio de desenvolver um diálogo entre um usuário e outro usuário ou uma máquina, portanto fornecer um feedback das ações do usuário é como responder a uma pergunta que ele tenha feito para a interface. Ele precisa ser situado na página e entender o que está acontecendo por meio de algum feedback apropriado e compreensível.


Um exemplo simples para isso é a indicação de qual página ele está dentro de um questionário que possui dez páginas.


4- Crie diálogos que indiquem o fim de uma ação


É essencial dizer ao usuário que ele completou um ciclo para certifica-lo que fez a ação correta.


Para exemplificar tenha em mente um fluxo de compra de um produto via e-commerce, ao final da compra é importante informar ao usuário que o item que ele desejava foi adquirido com sucesso.


5- Mostre uma maneira de reparar o erro


Toda interface deve possuir mecanismos capazes de evitar o máximo possível que os usuários cometam erros (foolproof), pois as pessoas não gostam que digam a elas que estão erradas.


Mas se por acaso acontecer, devemos apresentar ao usuário uma forma simples, passo-a-passo de como solucionar o erro ocorrido o mais rápido possível.


Exemplo disso são os avisos que aparecem em formulários que nos indicam se precisamos corrigir algum campo de texto e qual deles corrigir.


6- Deixe seu usuário reverter ações (famoso Ctrl+Z)


Pra complementar o item anterior, é necessário que o usuário tenha a possibilidade de reverter uma situação e o atalho de Ctrl + Z é famoso porque o usuário já sabe que é possível reverter o resultado rapidamente.


7- Dê ao usuário a sensação de controle


Quando as transformações do ambiente ocorrem como o usuário espera, é transmitida a sensação de confiança entre ele e a interface.

8- Reduza a carga de memória de curta duração


Toda interface deve possuir hierarquias muito bem desenvolvidas de forma que permita ao usuário encontrar as informações que procura de forma rápida sem a necessidade de ficar anotando dados de uma página para comparar com outros dados de outras páginas “perdidas” na aplicação. Esse é outro ponto que contribui para a confiança durante a navegação.


Dessa forma, o design de interface não se trata de deixar algo mais bonito, mas sim de tornar a experiência de interação entre uma pessoa e uma máquina a mais natural e tranquila possível.


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