top of page

Por que o computador fica mais lento com o passar dos anos?

Atualizado: 8 de dez. de 2020

Já percebeu que com o passar do tempo o seu computador vai ficando mais lento a ponto de você não conseguir realizar atividade alguma? E o cursor que para clicar em apenas um botão, demora horas? Que raiva que dá, não é mesmo?


Mas será que você sabe o que pode ter desencadeado esse problema? É isso que você vai descobrir nesse artigo e ainda vai ter algumas dicas para aumentar a vida útil da sua máquina.

Devido à utilização contante, os computadores também pode ficar "doentes" e então seu desempenho deixa de ser o mesmo de quando comprou. Conforme você vai mexendo, instalando programas, baixando arquivos, navegando na internet, alguns dados ficam armazenados para que você possa abrir novamente as ferramentas e com isso, o sistema operacional vai ficando sobrecarregado.


Outro fator que pode estar ocasionando a lentidão no seu computador é a falta de atualização dos softwares. Isso porque quando surge uma nova versão, são corrigidas falhas (os chamados bugs) da versão anterior e esta entra em desuso, com a possibilidade de perder soluções de suporte para corrigir os problemas.


O Windows, sistema operacional da Microsoft é exemplo disso. Sua primeira versão surgiu em meados de 1985, funcionando basicamente em linguagem de programação. Era um sistema absolutamente pesado e consequentemente lento, não tinha imagens ou ícones, que facilitassem a forma de operar e foi perdendo espaço até não existir mais com as novas versões. A mais recente, o Windows 10, surgiu em 2014 e já sofreu uma série de atualizações, não só de desempenho, mas também na interface para que as ferramentas pudessem ser mais cada vez mais intuitivas e abertas em um clique.


Resolver o problema de execução dos programas definitivamente, não é possível. Mas algumas medidas temporárias podem ser tomadas para ajudar na operação do sistema. Dentre elas:


- Fazer a limpeza de dados dos arquivos que não usa mais


Excluir fotos, documentos antigos, aplicativos e esvaziar a lixeira podem ajudar a melhorar a atividade do sistema. Você também pode dividir o armazenamento em outros meios, como pendrive, os armazenamentos em nuvem ou HD externo.


- Trocar peças


Às vezes, seu problema não está nos dados armazenados, mas sim nas peças que já estão perdendo a vida útil. Pode ser que o disco rígido do seu computador, o HD, que literalmente é um disco e possui leitura por um braço metálico com uma agulha na ponta, precise ser trocado pois já está rodando lentamente. Você pode investir em um SSD, que diferentemente do diferente do HD. faz a leitura dos dados por memória de flash e melhora no desempenho ao realizar alguma atividade.


- Falta de memória Ram


Navegar com várias abas em aberto como Photoshop, Skype ou streaming de música, por exemplo, demandam a memória RAM do seu computador e consequentemente, vão torná-lo mais lento, porque fazem o uso de mais memória.


Você pode fechar os processos aberto através do Gerenciador de Tarefas (CTRL+ALT+DEL no Windows / CTRL+SHIFT+ESC no Mac OS). Se ainda assim, seu computador apresentar lentidão, pode ser apenas que a sua memória é pouca para tanto volume de uso.

- Presença de vírus


Os vírus e outros malwares presentes em links desconhecidos, no download de aplicativos em lojas não oficiais, entre outros, se apropriam do funcionamento do sistema da máquina para permanecerem ativos. Assim, além de diminuir o desempenho do computador, os malwares também comprometem a segurança das informações que você acessa no dispositivo, estas que poderão ser visualizadas por pessoas mal intencionadas.


Os antivirus são uma boa solução para fazer varreduras constantes no sistema e garantir que o dispositivo continue funcionando no máximo e de forma segura.


Entretanto, também é preciso ficar atento ao antivirus, pois essa verificação é feita o tempo todo, consumindo também os recursos e novamente prejudicando a memoria do computador.


Para isto, você pode desligar a verificação em tempo real do antivírus. Só não se esqueça de acioná-la depois, quando a navegação exigir que você transite por páginas na internet.


- Atualização do sistema


Como falamos anteriormente, é importante fazer as atualizações de software, para garantir o bom funcionamento do sistema e preservar também a segurança de dados.


Outra coisa que você pode fazer é a desfragmentação de disco. A desfragmentação nada mais é do que juntar as partes dos arquivos que se instalam em outras pastas em um lugar só e ajuda os softwares a funcionarem melhor, já que desfragmentado, podem se perder.


Há ainda a opção de investir em uma nova máquina ou sistema operacional. Investir no sistema Linux ou em um macOS da Apple é uma possibilidade.


Leve em consideração também fazer uma formatação e reiniciar o sistema do zero, quem sabe não melhora? Só não se esqueça de salvar antes os seus arquivos na nuvem ou no pendrive.


- Limpeza do ambiente


Sim, o ambiente em que o dispositivo está instalado também pode ser outro fator. Isso porque um ambiente empoeirado, pode fazer com que as partículas se acumulem nas ventoinhas de refrigeração da máquina, fazendo com que a temperatura do processador aumente e também comprometa a usabilidade da máquina.


Se nada disso funcionar, realmente você precisará investir em uma máquina nova.

bottom of page