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Plano de internet para a empresa: como escolher?

Atualizado: 26 de mar. de 2020

Um dos motivos pelo qual a produtividade da empresa pode ter caído é devida às falhas que a internet da empresa possa apresentar. A internet hoje é a ferramenta principal para se trabalhar e principalmente, para gerar a comunicação mais rápida entre os funcionários e os clientes, bem como compartilhar arquivos.


Pensando nisso, vamos destacar alguns pontos para ajudá0lo a escolher o plano ideal para atender às necessidades de sua empresa. Confira!



O primeiro passo é escolher um plano empresarial. Este, diferentemente dos planos para pessoas físicas ou redes domésticas, vai atender à uma demanda muito maior. Isso porque muitas pessoas estarão usando e, além disso, os programas precisam ter um processamento muito mais rápido e para processar as informações.


É por conta da demanda também que os planos empresariais tendem a ter um atendimento de suporte exclusivo e disponível 24h, justamente porque os prejuízos tanto na produtividade, como no faturamento da empresa podem ser maiores.

Sabe aquela expressão “menos por mais”? As opções empresariais são mais baratas em relação aos planos de varejo, pois consideram uma maior capacidade por preços menores.


Além disso, alguns fornecedores ainda podem disponibilizar um app para gerenciar as faturas, contato ao suporte e a contratação de um novo serviço de forma mais cômoda.


Quanto aos tipos de conexão(ou de rede) são várias. Dentre elas, LTE, 3G/4G, Wi-Fi, WiMax, ad-hoc e de cabeamento estão sendo utilizadas nas principais corporações mundiais. Algumas delas são melhores que as outras em quesitos específicos, como a velocidade e a disponibilidade do serviço na sua região, o que deve levar você a listar quais as prioridades de uso da sua conexão.


Nessa etapa você pode pesquisar quais os fornecedores da sua região e conhecer seus pacotes. Alguns deles podem conter telefone, internet fixa e móvel tudo junto por um preço acessível.


É importante saber qual a forma de utilização da internet: se é apenas para navegar utilizando pequenos dados, como enviar um e-mail, se para backups periódicos, aplicações ERP, CRM e Nuvem. Caso você ofereça serviços on-line, com servidores locais, lembre-se de que seus clientes irão acessar seus Data Centers constantemente, aumentando sua demanda por velocidade.


Vale saber ainda qual o seu capital de investimento disponível e se vai utilizar de roteadores ou links dedicados, bem como quanto tempo o seu negócio pode ficar sem conexão.


Fazer o monitoramento do serviço prestado é fundamental para identificar se há alguma possível falha na conexão ou se ainda a quantidade de internet disponível está sendo inferior em relação ao plano contratado.


Algumas operadoras oferecem serviços de controle, que permitem ao gestor verificar como a velocidade da internet é utilizada, bem como o consumo dos minutos de telefonia.


Além disso, é importante saber se não há muitas abas em aberto, se os aparelhos estão atualizados e verificar se as senhas estão fortes, para garantir a segurança e o bom funcionamento do aparelho.


Reiniciar o roteador também é outro fator importante, pois quando estão em uso contínuo, podem travar por causa do superaquecimento e aumentar a vida útil do dispositivo.


Outro ponto a ser elencado é com relação ao período de duração do contrato e quais possíveis multas e encargos, caso haja a necessidade de trocar o plano. Geralmente, os contratos empresariais têm duração de 12 a 36 meses, podendo se estender dependendo da necessidade da empresa e do fornecedor do serviço.


Essas são algumas questões importantes para também decidir qual o melhor plano e é por isso fazer uma consultoria com o fornecedor de internet e ter um suporte de TI qualificado são fundamentais para a estrutura de TI.


Assim, você pode contar com nossos serviços para proporcionar o melhor plano e remanejar as conexões para sua empresa. Entre em contato conosco!




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