• Equipe SysAdmin

O que é um sistema ERP?

Atualizado: Mar 26

O termo ERP (Enterprise Resource Planning), que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial foi criado em 1990 por Gartner com o objetivo de indicar a evolução dos softwares e a integração das informações em um único programa.


Mas afinal, para que serve o ERP? É isso que você vai conhecer nesse artigo. Confira!

Todo mundo já passou por uma situação em que teve que agregar dados em centenas de planilhas ou softwares distintos, ou ainda quantas informações importantes de seu negócio já não se perderam porque muitas pessoas utilizam ou simplesmente porque você não encontra a informação e nesse processo todo você acabou perdendo tempo e dinheiro, não é mesmo?


A gente sabe bem como é, mas saiba que depois que o ERP foi criado todo esse transtorno diminuiu significamente. Isso porque ERP é um software que visa agregar todas as informações da empresa em um só lugar, permitindo um gerenciamento mais eficaz desses dados ao integrar todos os departamentos da empresa.


É principalmente por essa característica que os sistemas de ERP tem sido cada vez mais aderidos nas empresas.


Quais os benefícios de um sistema de ERP?


Citando em palavras-chaves, os sistemas de ERP vão trazer para as empresas:

  • Integração e produtividade em equipe

  • Visão estratégica

  • Direcionamento assertivo dos investimentos

  • Controle de prazos

  • Eficiência

  • Qualidade

  • Crescimento sustentável

  • Segurança


Com a integração das informações dos departamentos, todos os setores da empresa terão uma visão ampla do que ocorre na empresa em um só lugar e dessa forma, será possível elaborar estratégias para qualquer ponto que precise ser melhorado, evitando gastos desnecessários, falhas ou riscos, garantindo o controle de prazos, a qualidade dos serviços e a comunicação entre os setores, prezando a eficiência na produtividade na equipe aliada com a automatização de processos e também permite ações para o crescimento sustentável e seguro da empresa para tomadas de ações imediatas, conforme as necessidades do segmento da sua empresa.


É possível acessar as movimentações de entrada e saída de dinheiro no seu âmbito geral, como compras, folhas de pagamento, contas a pagar e receber, monitorar vendas etc, as informações tributárias, inventários, controlar os estoques de materiais e a funcionalidade de equipamentos, bem como o tempo de processamento das informações e possíveis filas.


Como o ERP se divide?


Estruturalmente falando, os ERPs se dividem em 3 camadas:

  • códigos, que vai integrar toda a estrutura do software para dar uma resposta ao usuário sobre determinada solicitação e assim, fazer a comunicação do software;

  • Banco de dados, que é toda a parte armazenagem das informações inseridas;

  • Interface, que vai permitir todo gerenciamento das informações e também sua interação.

A repeito da instalação, maioria dos sistemas de ERP da atualidade trabalham em nuvem para promover a maior segurança dos dados, devido à diversos mecanismos de proteção da internet, que evitam a perda das informações e caso isso ocorra, a facilidade para recuperação é maior. Além disso, o ERP em nuvem é evita grandes investimentos para quem está começando um projeto e também tem um desempenho em velocidade mais eficaz e um alcance global, que permite ser acessado de qualquer lugar do mundo e replicados em múltiplos datacenters.


Entretanto, ainda existe a instalação do ERP no hardware e em servidores da empresa que podem ser gerenciado pelo próprio setor de TI da empresa.


Para cada necessidade, um ERP! É exatamente por isso que os sistemas de ERP são personalizáveis e não é só devido ao segmento que a empresa atua não, mas também o porte da empresa, se ela é multinacional, se há gratuidade ou não e os fatores citados anteriormente são outros aspectos a serem estudados antes de contatar esse serviço para entender as reais necessidades da empresa no momento.


Como saber se a empresa precisa de um sistema ERP?


Você ou o gestor da empresa já precisaram de informações imediatas e elas estão espalhadas em diversos softwares e planilhas? Achar essas informações é um processo demorado? A sua empresa utiliza de fornecedores de outros lugares, até mesmo de outros países? E como está a gestão de estoque e de outros problemas? Você tem noção para onde vai todo seu tempo e dinheiro investidos? Sua empresa já recebeu multa por falha na gestão de processos e normas?


Se você disse disse sim para algumas dessas respostas pode ter certeza que sua empresa está necessitando urgentemente de um sistema ERP!


Como contatar o melhor ERP?


Primeiro é importante entender qual é a segmentação e necessidades da sua empresa. Depois ao buscar o melhor ERP, é preciso pesquisar referências das empresas que tem o mesmo nicho de mercado que a sua empresa e se já utilizaram o sistema que você procura.


Saber se o ERP já tem alguma integração com a plataforma que você usa em seu negócio também é fundamental. Mas se não tiver, não tem problema! Existem algumas empresas e/ou plataformas que fazer a conciliação entre as informações e o sistema de ERP, promovendo uma comunicação mais eficaz.


E é claro que nós da SysAdmin estamos aqui para te ajudar a escolher o melhor ERP para sua empresa que vai otimizar ao máximo os processos. Entre em contato!


#ERP #Integração #Comunicação #Gerenciamento #Software #Solução #SysAdmin





31 visualizações

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia