top of page

O que é SLA?

O SLA (Service Level Agreement) é um acordo de nível de serviços, feito e exigido, descrito na ABNT NBR ISO-IEC 20000-1 para prestação de serviços de TI (tecnologia da informação).



Entenda o que é SLA?


Um SLA estabelece todo o serviço negociado que uma pessoa ou empresa contrata do fornecedor, impõe metas, termos de compromisso, prazos e suportes. O acordo precisa ser revisado cuidadosamente para garantir sua execução em todo o processo. Por meio deste acordo, as partes têm garantias e transparência. É uma forma de aplicar multas em casos de não cumprimento de algum serviço.


Um SLA também blinda a empresa de TI de alguma cobrança ou prazo não combinados anteriormente. Caso não seja definido um SLA, ficará subentendido aos seus clientes que o suporte técnico será feito em qualquer momento, sob quaisquer circunstâncias, independente do sistema que eles possuam ou serviço adquirido.


O SLA garante maior visibilidade à empresa de TI no mercado e torna o seu serviço mais profissional.


Tipos de SLA: cliente e serviço


O SLA focado no cliente é feito e organizado em função de cada cliente especifico, levando em consideração a demanda do contratante, em específico. Em caso de mudanças no contrato, deve ser feito um documento em comum acordo e assinado por ambos.


Já o SLA focado no serviço é mais simples e pode ser aplicado sem mudanças para qualquer contratante. É um acordo mais rígido que não permite a inserção de itens adicionais. O SLA focado no serviço é indicado quando há grande procura pelos serviços prestados pela empresa de TI. Além disso, é uma oportunidade para quem oferece o serviço padronizar e ofertar uma consultoria de qualidade. É um SLA mais seguro.


Como uma consultoria planeja o SLA?


Antes de tudo, para planejar a SLA é importante estar atento aos concorrentes e pesquisar cases e níveis de atendimento do mercado. Após isso, o primeiro passo na elaboração da SLA é estudar o seu próprio histórico de atendimento: o que já funcionou e o qual procedimento pode ser aprimorado. Esse processo pode incluir uma pesquisa com alguns clientes para entender qual o melhor canal de atendimento; qual a média de tempo que eles consideram ideal para serem atendidos, entre outras questões que julgue necessárias.


Segundo passo: estabelecer métricas na SLA. A média para cada atendimento e chamado, número de chamados necessários para resolver um problema e uma relação dos índices das ocorrências solucionadas. E assim, estabelecer metas para cada um.

Dessa maneira, você medirá o próprio desempenho do seu atendimento de TI. Exemplo: 5 minutos é o seu tempo médio de resposta para o primeiro chamado e 97% de todos os problemas solucionados.


Se o nível de serviço de TI não atingir as metas, é necessário adotar outras medidas, como refazer as métricas do processo até atingir o nível de SLA desejado. O acompanhamento é fundamental e já existem softwares que podem ajudar no monitoramento do seu SLA.


Está buscando uma consultoria em TI de qualidade? Então não deixe de entrar em contato conosco. Estamos te esperando!

bottom of page