top of page

O que é o Java?

Atualizado: 11 de fev. de 2020

Em 1995, a empresa Sun Microsystems, que atualmente pertence a Oracle, desenvolveu a Java, uma linguagem de programação e plataforma computacional mais semelhante ao cotidiano.

Essa linguagem permite a implementação de elementos em categorias de objetos para simplificar a programação dos softwares e aplicativos.


É por essa característica que os programas não são desenvolvidos em um código nativo como as demais linguagens, mas sim em bytecode, permitindo que as informações sejam acessíveis de qualquer plataforma e sistema operacional, executados pela Java Virtual Machine, a máquina virtual Java, que agrega uma grande diversidade de bibliotecas de protocolos, podendo herdar atributos e métodos de outras classes de objetos.


Outras características que a linguagem Java possui são a alta performance, a segurança, além de ser uma linguagem duradoura, que diminuem a probabilidade de erro e instabilidades do software.


Isso porque traz consigo ferramentas que automatizam o processo de gerenciamento dos ciclos de vida dos elementos, fazendo um monitoramento constante, e que podem ser retirados da memória do software quando entram em desuso.


A Java é dividida em três tipos:


  • SE (Standard Edition), que integra a parte padrão de linguagem, como aplicações em desktop, por exemplo;

  • EE (Enterprise Edition), voltada para a construção de aplicações web corporativas;

  • ME (Micro Edition), voltada para os dispositivos móveis, como celulares e tablets.


Talvez, você esteja lembrando a respeito também do JavaScprit, não é mesmo?


É importante saber que Java e JavaScript não são a mesma coisa. Na verdade, o JavaScript é um dos plugins que a Java possui, criado por influências de várias linguagens e é mais usual nos navegadores de internet, permitindo ao usuário acrescentar funcionalidades, fazer a validação de formulários, detectar navegadores entre outras, deixando as páginas mais dinâmicas.


Diferentemente da Java em si, o JavaScript foi criado para acessar os objetos dentro de outras aplicações e ainda, suas operações e funções não precisam ser previamente definidas de forma específica para cada elemento.


Devido à essa versatilidade universal e todos os demais atributos citados, que muitas empresas utilizam a Java para a execução de seus softwares, é exatamente por esse motivo que é comum a necessidade de instalá-la, como a Receita Federal Brasileira para a declaração de impostos, por exemplo.


É possível fazer o download gratuitamente através do site oficial para usar a ferramenta no dia-a-dia e caso deseje criar um site ou aplicativo utilizando a Java, é preciso entrar em contato com a empresa Oracle para ter informações sobre como implementá-la.


Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco!

bottom of page