• Equipe SysAdmin

O que é DevOps?

Atualizado: Mar 26

O termo DevOps deriva da junção das palavras "desenvolvimento" (development) e "operações" (operations) e começou a ser discutido inicialmente no evento Velocity em 2009, onde John Allspaw e Paul Hammond da Flickr contaram a primeira experiência sobre os resultados e desafios da proximidade entre a equipe de desenvolvimento e de operações em uma palestra. Mais tarde no mesmo ano, Patrick Debois, teve a ideia de criar o evento “DevOps Days”, que foi se popularizando mundialmente.

Mas afinal, o que é DevOps?


DevOps um conjunto de processos e metodologias desenvolvidos para facilitar a integração e a comunicação dos departamentos de desenvolvimento e operações nas etapas de construção de um software ou aplicativo, estes, que por sua vez, possuem objetivos distintos.


A área do desenvolvimento visa agregar valor na forma de funcionalidades das aplicações de forma ágil e para esta é atribuído o sinônimo de inovação, estando assim, mais focada aos negócios. Já o departamento de operações é responsável pela infraestrutura, ou seja, pela estabilidade dos softwares e que por isso, essa área preza pelo menor número de alterações possíveis dentro do ambiente.


Desta forma, o DevOps entra em cena para conciliar os objetivos dessas áreas da tecnologia, otimizando a comunicação e os processos entre elas para promover, de forma geral, a integração, a implementação e os feedbacks em equipe de forma contínua, bem como uma relação mais colaborativa e eficaz, reduzindo os riscos da produção e de mudanças frequentes para evitar instabilidades no software (downtimes), garantindo ainda a segurança ao utilizar políticas de conformidade automáticas e técnicas de gerenciamento, por exemplo.


Tudo isso é possível graças ao monitoramento contínuo das máquinas (físicas e manuais), do registro e documentação das possíveis falhas, como também do resultado da automação nos testes e processos de correção às alterações indevidas no sistema, característica estas que se destacam tornando a solução mais ágil.


De forma resumida, o DevOps é a forma de desenvolver a empatia em equipes especializadas em tecnologia com objetivos distintos, mas que o compartilhamento de suas ideias vai favorecer a integridade de um time focado em apresentar soluções e ferramentas de forma ágil e eficaz, as instabilidades que um software possa apresentar, bem como devem manter a padronização dos ambientes para garantir de que as configurações e scripts de execução para instalação de estejam sempre disponíveis, afim de reduzir custos desnecessários.


Para as empresas que ainda utilizam os data centers como grandes estabilizadores, a metodologia DevOps ainda parece ser um sonho distante, mas à medida que a tecnologia se transforma, é de suma importância manter as atualizações dos sistemas sempre em dia para assegurar o bom funcionamento de seu negócio.


Quer saber mais? Entre em contato com a SysAdmin! #DevOps #IntegraçãodeEquipes #TecnologiadaInformação #MelhoriaContínua #SysAdmin

45 visualizações

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia