top of page

Motivos para usar realidade virtual nas empresas

Você sabe o que é realidade virtual e como essa tecnologia pode trazer vários benefício para sua empresa? Nesse artigo vamos explicar essas questões e dar exemplos de como a realidade virtual pode ser utilizada na sua empresa.

A realidade virtual é composta de óculos especiais, em que suas lentes ou telas são conectados a um computador, permitindo ao usuário uma ilusão e interação com as imagens em 360 graus de cenários muito semelhantes à realidade e que enganam o cérebro, conforme a posição em que a cabeça se move.


Com isso, novas possibilidades de exploração e manipulação são abertas, proporcionando experiências extraordinárias.


As principais vantagens do uso desse tipo de tecnologia são:


1. Aumenta a eficiência dos treinamentos


Permite que o funcionário coloque em prática suas habilidades e conhecimentos em tomadas de ações rápidas em uma ação de risco, tornando o método de aprendizagem de suas escolhas, bem como suas consequências mais eficazes para o desenvolvimento profissional.


2. Reduz os riscos de acidentes de trabalho


As profissões que possuem grande riscos de acidentes, por exemplo, podem sair do teórico e iniciar a prática, diminuindo as chances de erro quando a função for executada pra valer, à medida que já estarão preparados para lidar com a situação real e com o manuseios dos equipamentos necessários.


3. É acessível a todas as empresas que buscam melhorar a experiência do cliente


A realidade virtual, que antes era restrita a grandes projetos como os da NASA e seu custo era muito caro, hoje vem se tornando cada vez mais acessível às empresas dos mais diferentes portes e existem muitas formas de aplicá-la para criar treinamentos para manutenções, operação de máquinas e segurança do trabalho, seja na indústria ou no campo.


Na engenharia ou na arquitetura, por exemplo, é possível observar os detalhes estruturais, analisar o comportamento dos materiais escolhidos para o projeto, bem como caminhar por uma casa, dando uma visão mais realista do resultado final para os clientes e ter uma noção de como ficarão os espaços dos cômodos e a disposição dos móveis.


No seguimento da medicina, as cirurgias vão se tornando cada vez mais precisas e associam-se à também ao uso de robôs para garantir a segurança e melhor recuperação do paciente.


Já para o paciente, a realidade virtual já é muito usada, principalmente no tratamento de fobias e de casos de autismo, e também como forma de terapia para idosos com limitações de movimento.


Já passou por aquela situação em que você compra um produto na internet e ele não era o esperado? Sim, com a realidade virtual é possível mudar isso! Algumas empresas já disponibilizam para os consumidores a possibilidade de analisar os detalhes da roupa e em breve será possível utilizar de avatares com as mesmas proporções corporais do comprador para analisar como ficaria o caimento da peça na vida real.


Realidade virtual também pode ser aplicada à educação para economizar em material e aumentar o interesse dos jovens, que poderão usar dos recursos dessa tecnologia para aprender "bem de perto" como funciona uma erupção vulcânica, por exemplo.


Dessa forma, podemos concluir que a realidade virtual traz uma série de benefícios não só para a capacitação de funcionários, afim de diminuir riscos e otimizar os treinamentos, mas também que trazem experiências extraordinárias para os ussuários.

bottom of page