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Mapeamento de Fluxo de Valor

Entender de forma clara onde estão os gastos e necessidades de uma empresa é fundamental para evitar o desperdício de dinheiro e fazer com uma empresa funcione corretamente, diminuindo erros.


Para ajudar nessa identificação, o mapeamento de fluxo de valor (também conhecido como Value Stream Mapping) é uma ferramenta visual baseada no estilo Toyota de produção, conhecida como metodologia Lean.



Essa metodologia vai fazer o acompanhamento das etapas do processo de produção, desde a concepção do produto ou serviço, incluindo informações sobre materiais utilizados, equipes envolvidas, entre outros pontos importantes, até sua entrega para o cliente final, possibilitando assim, maior gerenciamento de todos os processos em um âmbito geral para agir de forma rápida quando necessário, evitando erros e garantindo a maior satisfação dos clientes.


Tá, mas o que um mapeamento de fluxo de valor tem a ver com o setor de TI?


Na área do suporte de Tecnologia da Informação, o MFV pode ser utilizado não só para entender todo o funcionamento da empresa em si, mas também pode ser fundamental para mapear o desempenho de softwares.


Isso porque é importante saber do usuário quais são as funcionalidades que estão agregando valor ou não e quais podem sem as oportunidades de melhoria.


Para a criação desse fluxo, vale identificar, demonstrar e quantificar os momentos em que essas funcionalidades passam por processos semelhantes e necessitam de mesmas ferramentas ou plugins para funcionarem, separando então por grupos.


As informações podem se dar por meio das análises de tempo do ciclo (funcionamento) e consequentemente, pelo tempo da necessidade de manutenção; pelo índice de rejeição pelos clientes, para entender se o software foi agradável ou não à experiência dos usuários e qual o número de usuários que terão acesso ao software.


Esse pontos podem ser a base para entender o funcionamento atual do software e planejar um estado futuro e ideal de usabilidade, comparando-os, levando também à outros questionamentos e pontos de análises, promovendo a melhoria contínua da ferramenta e/ou do serviço, a fim de atender a real demanda e as prioridades, possibilitando a maximização de lucros.


Quer uma ajudinha para otimizar os processos de TI da sua empresa? Entre em contato com a SysAdmin e conheça nossos serviços!














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