top of page

Inteligência artificial nas empresas: onde encontrar?

Atualizado: 8 de dez. de 2020



Diariamente, as tecnologias e ferramentas vem se desenvolvendo e otimizam cada vez mais a produtividade do trabalho humano, por meio dos seus métodos, ferramentas e aplicações, livrando-o de atividades maçantes e repetitivas.


Com a Inteligência Artificial, tudo isso ficou muito mais fácil devido às formas de aprendizagem que possui: machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural, como já explicamos anteriormente.


Há alguns anos, pouco se falava da grandiosidade de recursos que a tecnologia poderia facilitar, inclusive devido a questões de preço, porque o investimento nas ferramentas era caro. Entretanto, já existem diversas soluções abertas e até gratuitas e que podem ser utilizadas tanto por empresas, como pessoas físicas. Vejamos alguns dos recursos:


Sistemas de recomendação de texto


O Google proporciona esse recurso gratuitamente quando você vai fazer uma pesquisa na internet ou até como forma de preenchimento automático no seu dispositivo, principalmente do seu celular smartphone.


Estas, são plataformas eficientes para gerar leads (termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa) e facilitar na pesquisa, sobretudo quando se fala de comparações de preços entre produtos.


Reconhecimento de voz

Popularizados pelo uso de assistentes virtuais de smartphones e recentemente, em alguns sistemas de computador, como é o caso do Windows 10, os sistemas de reconhecimento de voz tornaram-se importantes ferramentas de engajamento e relacionamento.


Esse tipo de tecnologia também vem ganhando força em áreas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência visual.


Reconhecimento de imagem


Empresas que lidam com grandes volumes de dados visuais podem adotar plataformas de machine learning para automatizar processos de análise de imagens. É o caso das startups de telemedicina que usam ferramentas de reconhecimento visual para filtrar exames com possibilidades de diagnósticos críticos, ou ainda os aplicativos de banco que disponibilizam esse recurso para o pagamento de boletos, sem que você tenha que sair de casa, como era antigamente.


Vale lembrar que esse serviço nem sempre pode ser adquirido gratuitamente.


Reconhecimento de digital ou facial


Esse tipo de tecnologia tem sido adotado pelas empresas para garantir a segurança dos dados e evitar fraudes. É possível citar o uso nos acessos aos dispositivos. Entretanto, ainda é uma tecnologia cara devido à complexidade de leitura desses dados.

Atendimento diferenciado


Como inovar no atendimento? Utilizando apps, como WhatsApp e ChatBot — esse segundo é uma espécie de “robô” que oferece atendimento automatizado no site do escritório e que otimiza o tempo de espera para o cliente ser atendido ou que direciona a dúvida para o setor responsável correto por meio da interpretação de palavras-chave, por exemplo.


Existem outras ferramentas que possuem inteligência artificial mais simples e que também podem ser utilizadas no escritório, como é o caso das planilhas de Excel, por exemplo, em que os resultados de tabelas, cálculos, gráficos etc são dados por meio de fórmulas.

Os RHs das empresas também têm acelerado os processos seletivos utilizando a tecnologia, onde os softwares conseguem filtrar finalistas para uma última entrevista, de acordo com as exigências mínimas programadas e até enviar mensagens automáticas, informando se o candidato foi ou não aprovado. Para ambas as partes, é uma ótima saída, isso porque os processos seletivos demoravam em média uma semana e até meses para acontecer e por conta da demanda de candidatos, muitos ficavam sem a reposta do andamento do processo e acabavam frustrando-se.

E por isso, é necessário conhecer as novas tecnologias e implementar as soluções inovadoras que podem agregar valor e se torna cada vez mais uma vantagem competitiva no mercado, uma vez que as empresas podem focar seus esforços na manutenção e construção de um serviço melhor de qualidade para obterem maiores resultados.

bottom of page