top of page

Hospedagem em nuvem: entenda as vantagens

Apesar de hoje em dia haver muitos tipos de servidores, a hospedagem em nuvem possui muitas vantagens. Isso porque a chamada computação em nuvem permite que vários tipos de sites e aplicações sejam acessados em ambiente online.


Hospedagem na nuvem


De maneira simplificada, a hospedagem em nuvem se dá por meio de vários servidores que se localizam ou não em um mesmo ambiente e, que são divididos entre muitos outros de acordo com as demandas dos usuários.


Sendo assim, enquanto na hospedagem tradicional apenas um servidor é usado, nesse outro modelo há um conjunto deles.


Os principais benefícios disso é uma maior escalabilidade e processamento mais eficiente. Mas se você quer entender isso melhor, continue lendo esse artigo.


Entenda melhor a hospedagem em nuvem


A principal característica da hospedagem em nuvem é a utilização de uma série de servidores virtuais entre os quais as cargas de processamento são divididas.


Com isso obtêm-se diversas vantagens, entre as quais as mais notáveis são a maior escalabilidade e a elevada disponibilidade.


Isso acontece porque conforme um servidor começa a ficar sobrecarregado, outros vão sendo requisitados.


Além disso mesmo que aconteça uma falha em alguma das redes, o site ainda assim permanece disponível, fazendo desse um serviço de alta confiabilidade.


Principais benefícios desse tipo de hospedagem


A transformação digital provocou sérias mudanças na forma como as pessoas consomem as informações e, por isso existe uma busca cada vez maior por servidores que fornecem maior estabilidade e disponibilidade.

Diante disso a hospedagem em nuvem pode beneficiar muito quem precisa contratar esse serviço. Os principais benefícios disso são:

  • Segurança;

  • Escalabilidade;

  • Disponibilidade;

  • Redução dos custos.

Então agora veja mais detalhes sobre cada um desses benefícios citados.


Segurança


É comum que haja uma sensação de que os servidores locais, ou únicos, sejam bem mais seguros com relação aos usados na hospedagem em nuvem.


Entretanto isso não é necessariamente verdade, visto que a segurança envolve uma série de fatores e não apenas os ataques cibernéticos que são mais conhecidos.


É preciso pensar por exemplo em falhas no sistema, que podem provocar perdas de dados ou falhas na segurança que podem muitas vezes ser irreversíveis.


É claro que existem formas de se fazer o backup dos dados, mas mesmo que isso seja feito em outras máquinas, ainda assim há o risco de que perdas ocorram novamente.

Visto esse e outros problemas possíveis é necessário ter muito cuidado ao fazer a escolha da empresa que prestará o serviço de hospedagem para que você tenha a mesma qualidade dos servidores usados por grandes negócios.


Os servidores comuns de qualidade costumam ser muito caros, mas se você optar pela hospedagem em nuvem pode ter a mesma segurança e confiabilidade por um valor bem mais acessível.


Eficiência no processamento de dados


Dentro de grandes organizações existe geralmente uma grande hierarquia e divisão de trabalho em departamentos.


Devido à essa compartimentalização o fluxo de dados e informações deve ser eficiente para que não haja prejuízos à comunicação e ao desempenho das atividades compatíveis.


Mas a maneira e o “local” onde essas informações são armazenadas exerce grande influência na velocidade em que as tarefas são executadas.


Quando as informações são armazenadas em nuvem é possível acessar e distribuir facilmente por meio do envio do link aos envolvidos na tarefa. Esse é um dos grandes benefícios do armazenamento em nuvem.


Escalabilidade


Basicamente a escalabilidade de um processo é a possibilidade de se aumentar a eficiência sem que haja prejuízo ou qualquer tipo de perda.


Hoje em dia com a transformação digital os sites têm demandas crescentes em número de acessos e velocidade de processamento, isso sem falar na capacidade de armazenamento.


Quando há apenas um servidor, se ele se sobrecarrega o site simplesmente sai do ar, fazendo com que as pessoas não consigam acessá-lo.


Mas com a hospedagem em nuvem o mesmo não ocorre visto que quando há sobrecarga de um servidor, outros passam a ser requisitados de acordo com a demanda.

Tanto a liberação de novos servidores quanto a volta ao estado normal do site são feitos automaticamente de acordo com a necessidade.


Maior adaptação às necessidades


Por ser contratada de acordo com as necessidades da empresa, a hospedagem em nuvem permite uma maior personalização do serviço e adaptação deles.


Dessa forma a contratação de novos servidores só vai acontecer quando isso for realmente necessário, ou seja, quando houver uma sobrecarga do servidor convencional.

Uma boa dica nesse caso é contratar um serviço capaz de atender às demandas normais, que permita a liberação de um serviço adicional sempre que necessário, com pagamento à parte.


Melhor processamento


Por permitir a utilização de servidores visando criar um ambiente virtual adequado, quando há contratação da hospedagem em nuvem há a possibilidade de remover e adicionar recursos facilmente quando necessário.


Isso permite que as informações sejam processadas com maior eficiência, permitindo uma maior eficiência do site e maior disponibilidade do mesmo.


A hospedagem em nuvem é mais barata


Sabe-se o quanto o setor financeiro de uma empresa pode ser conturbado e, por isso qualquer economia é bastante significativa.


E justamente por isso a redução dos custos é um dos principais benefícios da hospedagem em nuvem, sem que se perca eficiência.


Pelo contrário, em geral além de ser mais barato esse tipo de produto costuma ter até mesmo eficiência superior em comparação à hospedagem convencional.

Além disso com a hospedagem cloud a empresa acaba economizando em infraestrutura e, os recursos que seriam usados na hospedagem podem ser revertidos em melhorias no site, criação de um blog e etc.


Assim você poderá usar de maneira mais proveitosa os recursos que seriam usados com hardwares e licenças de softwares, visto que a empresa vai contratar apenas o serviço de que realmente necessita.


Redução das falhas


Por contar com diferentes servidores para realizar o serviço, mesmo que haja algum tipo de falha em um deles, outros podem ser requisitados para que não haja prejuízo à qualidade e disponibilidade.


Conclusão


Como você pode perceber são muitas as vantagens da hospedagem em nuvem para a sua empresa. Por isso, se você necessita de um bom servidor vale a pena considerar essa opção.


bottom of page