• Equipe SysAdmin

HD vs. SSD - qual o melhor?

Atualizado: Mar 26

Seu computador precisa de mais memória para armazenar as informações ou precisa de maior agilidade para processá-las?


Nesse artigo você vai entender o que são HD e SDD e como eles contribuem para responder a pergunta anterior. Confira!

HD e SSD são formas de armazenamento físicos de um computador, entretanto, cada um deles funciona de uma forma diferente do outro e as finalidades que prezam também são distintas.


HD: Benefícios e desvantagens

O HD, que significa "High Disk" ou disco rígido, é a forma convencional de armazenamento. Ele é composto por partes de alumínio e magnéticas onde as informações são armazenadas e a leitura é realizada por meio de cabeçotes com braços que giram para fazer a escrita das informações.


Seu foco está na capacidade de armazenamento. O modelo mais recente tem 16 tb (terabytes, unidade de medida de armazenamento) de memória. Ideal pra quem faz armazenamentos muito pesados, como filmes ou jogos, por exemplo.


Possui algumas desvantagens devido ao seu mecanismo de leitura, dentre elas:

  • Pouca agilidade no processo de leitura. Os braços devem realizar voltas para entender toda a informação gravada e esse processo pode durar entre 50 a 120 mb (megabytes, outra unidade de medida) por segundo. Se as informações estiverem desfragmentadas, o braço precisará dar mais voltas para entender o arquivo e provocar numa lentidão ainda maior;

  • É mais barulhento em relação ao SSD;

  • É mais frágil. Os arquivos podem ficar corrompidos durante o processo de leitura e escrita das informações, ou se houver algum movimento brusco no dispositivo. Além disso, interferências magnéticas podem acarretar na perda de dados.


SDD: Benefícios e desvantagens


Já o SSD, "Solid State Drive" ou disco sólido, é focado na agilidade de processamento das informações. Isso porque diferentemente do HD, a leitura é feita por memórias de flash, como se fosse uma máquina fotográfica registrando as informações entre 200 e 500mb por segundo.

Além rapidez em entender as informações gravadas, a portabilidade também é outro fator de vantagem, por não conter a estrutura do HD, é mais fino.


Entretanto, apresenta as desvantagens:


  • Menor armazenamento; A princípio os SSD hoje tem capacidade de memória entre 120gb e 5tb, mas isso em breve pode mudar, já que algumas empresas preveem fazer o lançamento de SSDs mais capacitativos e com a eficiência igual ou superior para o processamento das informações.

  • São mais caros pelo bom desempenho e por ainda não ser tão usual.

  • São mais frágeis para segurar cargas de energias elétricas.


De um modo mais técnico, podemos falar ainda sobre a Interface de comunicação: ambos utilizam a interface SATA, que hoje é dividida em SATA-300 e SATA-600. A primeira possui uma taxa de transferência máxima teórica de 300 MB/s. Já a segunda atinge o dobro de velocidade, 600 MB/s.


Portanto, não importa a sua escolha, seja um HD ou SSD, sempre compre um modelo compatível com portas SATA-600.


Devo trocar o meu HD por um SSD?


Para responder a essa pergunta, é importante saber ponderar qual a sua real necessidade. Se precisa dar um “up” na performance do computador, o ideal é investir no SSD. Agora se sua necessidade for o espaço de armazenamento, o mais recomendado é o HD.


Caso ainda tenha alguma dúvida sobre qual o melhor meio de armazenamento escolher, entre em contato com a gente!

#armazenamento #dados #SysAdmin #HD #SSD #funcionalidade

38 visualizações

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia