top of page

Hackers e a segurança da informação

Atualizado: 8 de dez. de 2020

Com a tecnologia sendo cada vez mais utilizada em nosso cotidiano, pessoas mal intencionadas passam dia e noite estudando formas de acessar as informações dos usuários que são inseridas na internet. Essas pessoas são chamadas de hackers e podem ser criminosos quando seu interesse nessas informações são utilizadas para ameaçar alguém ou tirar vantagem financeira.

Ao fazer o download de arquivos ou aplicações desconhecidos, acessar links sem a verificação prévia de sua origem entre outras atividades que possam ser suspeitas, favorecem a invasão dos hackers nos aparelhos, isso porque essas ações podem vir acompanhadas de arquivos ocultos que vão transmitir suas informações para o invasor, dentre elas RG, CPF, fotos, dados bancários, entre outros.


É possível tomar algumas medidas no dia-a-dia para evitar que os hackers tenham acesso à esses dados sigilosos. Bloquear o computador com senha ao se ausentar, fazer backup regularmente, manter as atualizações dos softwares para corrigir possíveis breches e principalmente manter o controle sobre quem pode acessar a informação, são algumas das práticas para a segurança do dispositivo, mas não significa que são 100% eficazes.


Isso porque os malfeitores são astutos e possuem várias técnicas para roubar as informações, sendo assim, todo cuidado é pouco!


Devemos ainda ficar atentos aos aplicativos e arquivos que são baixados nos dispositivos e protegê-los ao levar a uma assistência técnica; utilizar a verificação de dados de acesso em duas etapas e com senhas que não remetem a datas como aniversários ou nomes de pessoas próximas; não se conectar-se a redes de Wi-Fi públicas sem autenticação; usar antivírus; não clicar em links suspeitos e por fim ter cautela com o que você publica na internet.


Se você tem uma empresa, nós da SysAdmin temos recursos de ponta para assegurar as informações de seus negócios. Venha conferir!



bottom of page