• Equipe SysAdmin

Entenda como é o funcionamento de um vírus e como prevenir seu computador

Atualizado: Mar 26

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o computador está infectado por vírus, mas nem todos sabem como é seu funcionamento e nem mesmo como manter seu computador seguro dessa infecção. É por isso que nesse artigo, vamos te ensinar o que é um vírus e como proteger seu dispositivo.

Os "vírus" virtuais, tem popularmente esse nome porque funcionam da mesma forma que os vírus de doenças humanas, ou seja, se hospedam no dispositivo e utilizam de seu funcionamento para manter-se ativos e possuem milhares de espécies, sendo o terror das pessoas conectadas. Na verdade, devem ser denominados de malware, em paralelo ao software (que é um programa ou software "do bem") e que podem trazer grandes catástrofes para quem utiliza do meio virtual, tanto em computadores, como também nos dispositivos móveis.


Isso porque pessoas mal intencionadas passam dia e noite procurando aberturas para invadir os sistemas e roubar informações pessoais e confidenciais, como número de documentos, do telefone, informações confidenciais de uma empresa ou até mesmo dados bancários.


Para conseguir essas informações, essas pessoas desenvolvem os vírus utilizando recursos da linguagem de programação de softwares e que se instalam no dispositivo por meio de downloads ou inserção de dados em sites não confiáveis, ao clicar em um link e também ao abrir arquivos de origem desconhecida, por isso, todo cuidado é pouco!


O cuidado também não está apenas em certificar-se da origem dos sites, aquivos e aplicativos de forma online, mas também deve estar ao inserir pendrive em computadores de terceiros, que podem estar infectados, utilizar de softwares piratas, bem como ao emprestar sua máquina para que seu familiar ou conhecido faça uso, afinal, você já pensou o que pode chegar a ser baixado por eles quando se distrai por alguns minutos?

Só no Brasil, pesquisas apontam que cerca de 300 novos malwares surgem todo mês, sendo mais de 60 mil vírus conhecidos e que mais de 14 milhões de pessoas possuam máquinas sem qualquer tipo de proteção.

Características dos malwares

Além da vulnerabilidade ao ataques cibernéticos e roubos de informações confidenciais, os virus podem ainda comprometer o desempenho do computador, tornando seu uso mais lento.


Os malwares vão depender do código definido pelo criminoso e do sistema envolvido, bem como seus recursos para que funcionem e contam ainda com outras técnicas para ficar oculto e fazer com que o usuário não saiba de sua existência:

- Ausência de interface gráfica. Ele pode ficar invisível em pastas e até no gerenciador de tarefas. Alguns malwares se quer possuem arquivos e são chamados de fileless malware.


- Resistência. Por ficarem invisíveis, são programados para iniciarem junto ao sistema, assim que o dispositivo é ligado. Dessa forma, o primeiro clique que fizer ao iniciar o computador ou o celular, o detentor do vírus já terá acesso.


- Não pode ser excluído. Os criminosos implementam os vírus por códigos de linguagem de programação e assim, se o usuário encontrar um malware e tentar deletá-lo, o arquivo não vai ser apagado porque está sendo usado pelo computador e carregado na memória.

Apesar que a maioria dos vírus e códigos maliciosos serem focados em atingir sistemas operacionais Windows, os ataques a outras plataformas, como Mac OS e Linux, qualquer plataforma pode ser afetada.


Como se proteger das ameaças?


Além das recomendações de certificação sobre a origem das informações que são compartilhadas na internet, um antivírus também é uma ótima forma de prevenção.

Ao adquirir um antivirus que seja reconhecido no mercado, você garante a segurança das informações por meio de funções não só de antivírus, mas também de filtros antispam e antiphishing, e escâner da memória, em que é possível fazer varreduras constantes e completas em todo sistema e nas páginas de navegação, proporcionando ainda que seu dispositivo continue funcionando com o melhor desempenho e longe de infecções.


Outra recomendação é manter sempre as atualizações dos softawares em dia. Isso vai diminuir as falhas e brechas para uma invasão, e ainda terá um suporte melhor para qualquer outro problema que tenha.


Evite conectar seu pendrive ou cartão de memória em aparelhos de terceiros, que sejam compartilhados com outras pessoas ou que aparentem ter lentidão, principalmente em lan houses ou que façam impressão e cópia de materiais. O ideal é que envie o arquivo por email.


#Antivírus #Segurança #Malware #SysAdmin

63 visualizações

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia