Como se livrar com segurança de um computador antigo

Tem um computador antigo no escritório? Não jogue fora no lixo comum. Os computadores abrigam todos os tipos de toxinas que são prejudiciais ao meio ambiente e a todos nós que moramos nele. Sem mencionar as informações pessoais - senhas, números de contas, chaves de licença ou números de registro de programas de software, endereços e números de telefone, informações médicas e de prescrição, declarações fiscais e outros documentos pessoais e corporativos.




Como excluir suas informações pessoais

Salve arquivos importantes


Faça backup de seus arquivos ou transfira-os para um novo computador. A maneira menos consumidora de fazer isso é investir em um disco rígido externo ou contrate um serviço em Nuvem (Google Drive ou Microsoft OneDrive).

Depois de fazer backup de seus arquivos na nuvem, você pode transferi-los facilmente para uma nova máquina ou acessá-los em qualquer lugar em que tenha uma conexão com a Internet, mesmo a partir do seu smartphone. O armazenamento em nuvem também é útil se o computador morrer e você precisar restaurar seus arquivos ou se estiver viajando e precisar acessar os dados em um dispositivo diferente.

1. Exclua e substitua arquivos confidenciais . Se você possui documentos fiscais e outros arquivos confidenciais, exclua esses arquivos com software especializado projetado para atender aos padrões do governo para exclusão segura. Para PCs Windows com discos rígidos, tente o File Shredder (gratuito). Para Macs mais antigos com discos rígidos (anteriores ao OS X El Capitan ou OS 10.11), você pode escolher a opção Lixeira vazia segura depois de excluir seus arquivos. Você pode encontrá-lo em Finder> Secure Empty Trash. Para Macs com OS 10.11 e superior e PCs Windows com unidades SSD, será necessário criptografar sua unidade. Ao limpar sua unidade ao final dessas etapas, você estará apagando com segurança todos os seus arquivos.

2. Ative a criptografia da unidade. Para PCs Windows com unidades SSD, vá para Configurações> Sobre. Na parte inferior, você verá uma opção para Configurações de criptografia de unidade ou Bitlocker. Siga as instruções para criptografar sua unidade. Para Macs, vá para Preferências do Sistema> Segurança e Privacidade> FileVault e selecione Ativar FileVault. Você seleciona uma senha e seleciona Reiniciar.

3. Desautorize seu computador . Alguns programas, como o iTunes e o Microsoft Office 365, permitem instalar software apenas em um número limitado de computadores ou permitir que um número limitado de computadores acesse seus arquivos. Portanto, desautorize seu computador antigo com suas contas - antes de desinstalar seus programas.

4. Exclua seu histórico de navegação. A maioria dos navegadores salva informações sobre o seu histórico de navegação e, dependendo das configurações, pode até armazenar nomes de usuário e senhas em vários sites. Obviamente, você não quer que um estranho tenha acesso a essas informações. Para o Edge, clique nos pontos triplos no canto superior direito para abrir o menu do navegador, depois em Configurações> Privacidade e segurança e selecione "escolha o que limpar". Verifique se todas as caixas de seleção estão marcadas para que tudo seja removido. Repita isso para qualquer outro navegador no seu computador - Firefox, Safari, Chrome. Para Firefox e Chrome, primeiro você deve sair do seu navegador se estiver conectado.

5. Desinstale seus programas. Alguns programas, como o Microsoft Office, podem conter informações pessoais, como seu nome e endereço ou outros detalhes. Portanto, desinstale todos os programas antes de descartar o seu computador.

6. Consulte sua empresa sobre as políticas de descarte de dados. Se você usar o computador para fins comerciais, verifique com seu empregador como gerenciar informações relacionadas aos negócios no seu computador. A lei exige que as empresas sigam os requisitos de segurança e descarte de dados para determinadas informações relacionadas aos clientes. Provavelmente a sua empresa deve ter um prestador de suporte de TI que pode te orientar.

7. Limpe seu disco rígido. Para PCs, depois de pesquisar e remover os dados que você sabe que existem, é hora de redefinir a fábrica para garantir a remoção de todos os seus arquivos pessoais e programas de software. Se o seu computador tiver um disco rígido, reinicie o computador, faça o download e instale o Eraser (certifique-se de clicar apenas no nome da compilação mais recente - ou seja, Eraser 6.2.0.2986).

O que fazer se o computador não ligar

Se o seu computador estiver morto, é provável que haja um problema com a placa mãe ou a fonte de alimentação, mas o disco rígido e os dados nele devem estar funcionando. Para fazer backup dos dados e apagar a unidade, você precisará remover a unidade do computador morto e conectá-la a outro computador usando um cabo SATA para USB (você pode obter um desses por menos de R$50,00 no mercado livre). Uma vez conectado, o novo computador deve reconhecer e mapear sua unidade antiga; nesse momento, você pode simplesmente copiar os arquivos e executar o Eraser ou o Kill Disk para limpar a unidade.

Precisando de ajuda para descartar seus computadores antigos? A SysAdmin Tecnologia pode te ajudar com o nosso serviço de suporte técnico de TI. Entre em contato conosco agora mesmo.

Quem Somos

A SysAdmin Tecnologia é uma empresa de TI que oferece soluções e suporte técnico para empresas no modelo de contrato mensal.

SysAdmin Tecnologia - SP

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Sala 1511

Limão - São Paulo - SP

(11) 4280-0784

  • Instagram Empresa de TI
  • Facebook Empresa de TI
  • LinkedIn Empresa de TI

©2020 -SysAdmin Tecnologia