top of page

Backup em nuvem ou backup local

Atualizado: 8 de dez. de 2020


A perda de dados é um risco sério que as empresas enfrentam. Os efeitos podem ser devastadores. Mesmo com a ameaça sempre presente e potencialmente fatal, a maioria das empresas está mal preparada.



Qual é a vulnerabilidade dos seus dados?


Seus dados estão abertos a uma ampla variedade de ameaças, criminais e acidentais. Um ataque bem-sucedido de ransomware custa às muito caro para empresas com a perda de dados e produtividade.

Os empresários também precisam se preocupar com ameaças físicas. O software de segurança pode mantê-lo seguro contra criminosos cibernéticos, mas pode fazer pouco contra café derramado, falhas de hardware e sistema, inundações de canos estourados, incêndios ou quedas de energia repentinas.

O roubo também não se restringe a ladrões on-line e sem rosto. Um laptop é roubado a cada minuto. Celulares pequenos e fáceis de roubar são perdidos com mais frequência, com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo relatando roubo.

Como você deve fazer backup de seus dados?


Os dados costumavam ser armazenados em hardware no local, como USBs criptografados, discos rígidos ou unidades de fita. Porém, riscos mais altos de segurança e a expansão de dados deram origem a soluções em nuvem, onde suas informações são armazenadas fora do local. Esses locais geralmente são gerenciados por fornecedores de terceiros.

Qual solução é melhor para você será determinada pelas necessidades e prioridades da sua empresa. Para ajudá-lo a tomar uma decisão, aqui está um rápido resumo dos prós e contras do backup local e na nuvem.

Backups locais


Prós

Acessibilidade imediata aos dados

A acessibilidade é uma prioridade para a maioria dos usuários corporativos. É por isso que muitos ainda mantêm algum tipo de hardware de armazenamento de dados local no local, especialmente para informações críticas para a execução de operações.

Recuperação de dados mais rápida, interrupção mínima

Com discos rígidos e backups locais, sua recuperação de dados não precisará depender da velocidade da sua conexão com a Internet. As empresas podem ser mais ágeis ao recuperar dados. Caso seus sistemas travem repentinamente, você pode simplesmente restaurar para um ponto anterior e continuar trabalhando.

Contras


Maiores custos de manutenção e manutenção


Com controle completo, surge total responsabilidade sobre segurança e atualizações. Essas tarefas podem rapidamente se tornar um punhado, especialmente para proprietários de pequenas e médias empresas que podem não ter uma equipe técnica. Você também precisará contratar técnicos de TI, especialmente se estiver hospedando grandes quantidades de dados em uma sala de servidores dedicada. As próprias salas precisam ser configuradas especialmente para elementos importantes como controle de temperatura.

Altamente vulnerável a desastres e falhas de hardware


Os desastres podem ocorrer a qualquer momento - e são necessários apenas uma falta de energia em tempo oportuno ou um incêndio no escritório para perder os dados para sempre. Os backups locais são totalmente dependentes do status de seus computadores e discos rígidos. Uma queda repentina de energia pode corromper instantaneamente seus dados. Discos e USBs podem se perder facilmente na confusão diária de papéis e arquivos.

Backups na nuvem


Prós


Seus dados permanecem protegidos 24/7


Os provedores de armazenamento em nuvem mantêm os dados em data centers altamente seguros, com muitos mantendo cópias para redundância em outro local. Esses centros são construídos desde o início para suportar grandes quantidades de dados contra roubo e perda. Os fornecedores normalmente são responsáveis ​​por manter o software de segurança atualizado, com equipes inteiras dedicadas a corrigir problemas e bugs no sistema. As empresas podem reduzir os custos de TI pela metade, terceirizando seu backup na nuvem.

Altamente eficaz contra o Ransomware


Os ataques de ransomware têm como alvo toda a sua rede local, incluindo todas as unidades de backup. Armazenar dados na nuvem permite limpar todos os sistemas e máquinas infectados e simplesmente reverter para a última vez em que você atualizou seus backups. Embora você ainda possa perder as alterações mais recentes que fez, não ficará bloqueado em nenhum sistema crítico.

Pague apenas pelo que usar


As soluções de armazenamento em nuvem geralmente custam mensalmente por dispositivo. Os recursos são divididos em camadas, para que você possa ver facilmente em que nível suas necessidades se enquadram. E, no caso de estar entre os planos, muitos provedores de serviços permitem que as empresas personalizem sua assinatura. Esse modelo baseado em camadas permite limitar os gastos.

Contras


Requer largura de banda considerável


As empresas que fazem backup regularmente de grandes quantidades de dados precisarão das velocidades de transferência para dar suporte ao processo. A maioria das conexões provavelmente suporta alguns gigabytes por mês. No entanto, qualquer coisa além disso pode drenar significativamente uma parte da sua alocação mensal de dados, o que pode atrasar sua conexão com um rastreamento para o restante dos seus negócios.

Abre dados para acesso de terceiros


Os provedores de armazenamento em nuvem automaticamente possuem regulamentos de privacidade em vigor. No entanto, o ato de compartilhar seus dados com terceiros ainda traz riscos. No mínimo, trabalhar com terceiros pode complicar a prestação de contas, especialmente quando surgem problemas.

Pode ser difícil prever o tempo de inatividade


Como um serviço que depende completamente de uma conexão funcional, o tempo de inatividade pode ser a maior desvantagem do uso da nuvem. Enquanto a maioria dos fornecedores promete poucas ou nenhuma interrupção, a verdade geralmente é menos transparente. A divulgação adequada da frequência e duração do tempo de inatividade ainda é um problema no setor de nuvem. Relatórios não confiáveis ​​podem complicar as investigações caso uma interrupção atrapalhe um backup agendado.

O veredicto: você deve fazer backup localmente ou através da nuvem?


As empresas menores acharão a nuvem mais econômica e conveniente - sem necessidade de comprar hardware próprio ou dedicar uma boa parte do seu tempo à atualização das configurações de segurança. Os custos da capacidade ilimitada de armazenamento também são mais baratos se você tiver apenas algumas pessoas na sua equipe.

No entanto, se você é uma empresa de médio a grande porte, não há resposta pronta. De fato, muitas empresas optam por armazenar alguns dados localmente, enquanto hospedam informações não integrais na nuvem. Por exemplo, você pode armazenar dados frios - que são informações confidenciais que você não usa regularmente - em um USB criptografado e ainda assim ter backups em nuvem rolante para arquivos e documentos que são parte integrante das operações diárias. Você também pode seguir a “regra 3-2-1” básica, mas eficaz, de fazer backup de dados: faça 2 cópias dos seus dados para salvar no local e outra para enviar para um local remoto.

As empresas têm mais opções de backup na ponta dos dedos do que nunca. O armazenamento em nuvem está se tornando cada vez mais barato. Podemos ver unidades de disco de 100 TB na próxima meia década. Portanto, quaisquer que sejam suas necessidades, existe um plano de backup para todas as empresas - desde empresas iniciantes em casa até empresas globais.

Se precisar de mais ajuda com o backup de dados da sua empresa, entre em contato agora mesmo.

bottom of page