top of page

Saiba a frequência ideal para atualização dos antivírus.

Apostar em um bom sistema de antivírus é a primeira ação fundamental para garantir proteção às informações e dados de uma empresa. Entretanto, não basta apenas instalar o software e achar que ele vai fazer todo o trabalho sozinho: atualizações constantes são necessárias para que o antivírus trabalhe 100%.



Saiba com qual frequência você deve atualizar seu antivírus.


Assim como qualquer outro software que indica quando há novas atualizações, o antivírus também faz essa solicitação, porém, em um intervalo de tempo menor, justamente para manter todas as ações ativas e, assim, evitar ataques virtuais aos dados da organização.


Mas, afinal, de quanto em quanto tempo é preciso atualizar os sistemas de antivírus? Antes de responder essa pergunta, é necessário entender o porquê é importante manter o antivírus sempre atualizado. Acompanhe:


Por que é importante manter o antivírus atualizado


Nós já explicamos como é a ação de um vírus. Entendendo como ele funciona, fica mais fácil compreender a importância do antivírus. Porém, não basta apenas instalar e esquecer o software, achando que ele vai fazer todo o serviço sozinho para sempre.

As ameaças virtuais são constantemente aprimoradas e se tornam cada vez mais nocivas e perigosas, principalmente quando falamos de dados empresariais. Daí a importância de sempre manter atualizados os sistemas de antivírus da organização.

Porém, é imprescindível destacar que realizar as atualizações não significa apenas manutenção do software. Essas atualizações podem trazer correções de falhas, novos recursos e funcionalidades que oferecerão mais benefícios aos usuários, garantindo, assim, ainda mais proteção para os dados da empresa.


Outro ponto a ser destacado é que, ao manter o antivírus sempre atualizado, é possível blindar todos os computadores da organização inclusive no acesso à internet – justamente onde mais acontecem ataques virtuais, às vezes em um único clique. A cada nova atualização, os sistemas antivírus estão com a base de dados renovada, o que permite, mais facilmente, detectar ameaças e evitar que programas mal intencionados sejam instalados ou páginas suspeitas sejam acessadas.


Qual a frequência ideal para atualizar os sistemas de antivírus?


De maneira geral, o ideal é atualizar o antivírus uma vez por semana. Dependendo do sistema utilizado, ele próprio vai fazer essa solicitação, indicando as ações que precisam ser corrigidas e se há novas funções a serem instaladas. Os melhores antivírus presentes no mercado oferecem essa função de aviso quando é hora de atualizar.


Mantendo essa frequência, com certeza, os sistemas de antivírus conseguirão trabalhar em sua capacidade máxima, fornecendo toda a segurança necessária para a empresa como um todo: desde arquivos na rede até acesso à internet e dados armazenados na nuvem.


Por outro lado, é importante lembrar que esta segurança não depende apenas dos sistemas antivírus, embora esses softwares sejam os maiores aliados para proteger informações e dados da empresa, cuidados com as senhas utilizadas e também ameaças internas que, muitas vezes, passam despercebidas, mas que podem minar todo o sistema de segurança da organização.


E se a sua empresa procura facilidades e resultados em TI, com garantia de qualidade, segurança e eficácia, conheça agora os serviços oferecidos pela SysAdmin Tecnologia. Entre em contato conosco!

bottom of page