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A importância da segurança de TI em um período de home office

Atualizado: 8 de dez. de 2020

Nos últimos anos, a popularidade do home office já estava em alta. Mas, em 2020, por causa da pandemia, mais negócios precisaram migrar para o trabalho remoto para manter seu pleno funcionamento. Por causa da mudança repentina, muitas empresas estão precisando lidar com algo novo: manter a segurança de TI enquanto seus colaboradores trabalham de suas próprias casas.






O home office por si só não é novo. Tipicamente, empresas que investem neste modelo de trabalho fazem a transição com cautela a fim de garantir o pleno funcionamento de todas as atividades. No entanto, negócios que precisaram adotar o trabalho remoto da noite para o dia não conseguiram ter os mesmos cuidados.


Por causa dessa situação atípica, não é incomum que essas organizações estejam com falhas na segurança de TI sem perceberem. Entenda como a segurança de TI atua no trabalho home office e como garantir a proteção da sua empresa neste período.


A segurança de TI e o trabalho remoto


A segurança de TI já é um campo delicado que merece atenção nas empresas. Manter a TI totalmente protegida em um escritório é um desafio. Mas para conseguir o mesmo grau de defesa quando o seu negócio está dividido entre os lares de toda a sua equipe é preciso superar novos obstáculos.


O maior problema está na dificuldade da empresa de monitorar a segurança individual do ambiente de trabalho de cada colaborador. Quando um funcionário usa o próprio computador pessoal para trabalhar, por exemplo, a vulnerabilidade aumenta. Neste tipo de situação, ele não tem as mesmas medidas de segurança, como antivírus e firewall.

Além disso, só de usar o mesmo dispositivo para atividades pessoais elevam as chances de cair em ataques de vírus por acessar uma página inadequada, clicar em um e-mail com phishing ou ter senhas fracas.


A internet é outra fonte de preocupação. Em um escritório a empresa mantém uma mesma rede segura para todos. No home office, isso depende de cada um. O uso de redes compartilhadas com um vizinho ou até de uma rede aberta da região representa um maior grau de perigo de vazamento de informações.


É fundamental que as empresas tenham ciência dos problemas de segurança de TI que o home office traz para criar medidas de acordo.


Como garantir a segurança da sua empresa no home office?


Apesar das vulnerabilidades, é possível lidar com elas e manter a segurança da TI em dia mesmo no período de home office. Para isso, é importante adotar as medidas certas e, principalmente, conscientizar a sua equipe para que sigam todas as recomendações.

O ideal é que os colaboradores usem um computador dedicado para o trabalho, providenciado pela empresa. Este investimento ajuda na redução de riscos. Os equipamentos devem possuir todos os recursos de segurança possíveis: antivírus, firewall, servidor proxy, DLP, EDR, entre outros. A internet também precisa ser uma rede doméstica, com uma senha forte e, se possível, criptografia.


É recomendado que cada colaborador utilize VPN para acessar o sistema da empresa. Desta maneira o acesso aos softwares e dados da organização é mais seguro. Da mesma forma, em vez de fazer a troca de informações e arquivos por meios como e-mail e WhatsApp, utilize a nuvem. É uma plataforma mais segura e controlada de compartilhar dados sensíveis.


Investir na segurança de TI da sua empresa é cuidar de todo seu trabalho. Com a ajuda de um bom suporte de TI de uma empresa experiente no assunto, você consegue proteger o seu negócio sem preocupações.


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